APRENDIZAGENS
ESSENCIAIS DE HISTÓRIA - 11.º ANO
A EUROPA
NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS
A Europa dos Estados absolutos e a
Europa dos parlamentos
1. Compreender
os fundamentos da organização política e social do Antigo Regime e as
expressões que a mesma assumiu.
2. Demonstrar
a existência de diversos estratos sociais, de comportamentos e de valores.
3. Analisar
as razões do sucesso do absolutismo joanino, relacionando-as com a criação e
desenvolvimento de um aparelho burocrático a partir do século XVII.
4. Compreender
a recusa do absolutismo na sociedade inglesa à luz da fundamentação do
parlamentarismo na obra de Locke.
5. Identificar/aplicar
os conceitos: Antigo Regime; monarquia absoluta; ordem/estado; estratificação
social; parlamento.
Triunfo dos Estados e dinâmicas
económicas nos séculos XVII e XVIII
1. Relacionar
o equilíbrio político internacional com o domínio de espaços coloniais
reconhecendo, nas práticas mercantilistas, modos de afirmação das economias
nacionais.
2. Enquadrar
o arranque industrial ocorrido em Inglaterra na transformação das estruturas
económicas.
3. Interpretar
as políticas económicas portuguesas no contexto do espaço euro-atlântico.
4. Enquadrar
a política económica e social pombalina na prosperidade comercial de finais do
século XVIII.
5. Identificar/aplicar
os conceitos: capitalismo comercial; protecionismo; mercantilismo; balança
comercial.exclusivo colonial; companhia monopolista; comércio triangular;
tráfico negreiro; manufatura; bolsa de valores; mercado nacional; revolução
industrial.
Construção da modernidade europeia
1. Valorizar
o contributo dos progressos do conhecimento e da afirmação da filosofia das
Luzes para a construção da modernidade europeia.
2. Identificar/aplicar
o conceito: iluminismo; soberania popular; divisão de poderes.
O
LIBERALISMO – IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX
A implantação do liberalismo em
Portugal
1. Reconhecer
na revolução americana e na revolução francesa o paradigma das revoluções
liberais e burguesas.
2. Analisar
o processo revolucionário português no contexto das invasões napoleónicas, da
saída da corte para o Brasil e da desarticulação do sistema
económico-financeiro luso-brasileiro.
3. Problematizar
a revolução de 1820 e as dificuldades de implantação da ordem liberal
(1820-1834).
4. Interpretar
os princípios fundamentais estabelecidos na Constituição de 1822 e na Carta
Constitucional de 1826.
5. Reconhecer
a importância da legislação de Mouzinho da Silveira e dos projetos setembrista
e cabralista no novo ordenamento político e socioeconómico (1834-1851).
6. Problematizar
a evolução do conceito de cidadania a partir da implantação dos regimes
liberais.
7. Identificar/aplicar
os conceitos: carta constitucional; vintismo; cartismo; setembrismo; cabralismo.
O legado do liberalismo na
primeira metade do século XIX
1. Compreender
que os princípios da igualdade de direitos e de soberania nacional se
contrapõem à legitimidade dinástica.
3. Problematizar
a abolição da escravatura, na Europa e em Portugal.
4. Avaliar
o contributo das revoluções liberais para os regimes democráticos
contemporâneos.
5. Identificar/aplicar
os conceitos: revolução liberal; constituição; sistema representativo;
soberania nacional; estado laico; sufrágio censitário, liberalismo económico;
época contemporânea.
A
CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL – ECONOMIA E SOCIEDADE; NACIONALISMOS E CHOQUES
IMPERIALISTAS
As transformações económicas na
Europa e no Mundo
1. Interpretar
os desfasamentos cronológicos da industrialização, quer em espaços nacionais
quer internacionalmente, à luz das relações de domínio ou de dependência.
2. Caracterizar
as crises do capitalismo liberal.
3. Compreender
que a divisão internacional do trabalho na nova ordem económica foi uma
consequência do capitalismo liberal.
4. Identificar/aplicar
os conceitos: capitalismo industrial; livre-cambismo; crise cíclica.
A sociedade industrial e urbana
1. Relacionar
as mudanças provocadas pela expansão da indústria, comércio e banca com a
posição dominante da burguesia e com a formação das classes médias.
2. Comparar
valores e comportamentos das classes burguesas com valores e comportamentos da
nobreza do Antigo Regime.
3. Interpretar
os problemas sociais surgidos com o capitalismo industrial no contexto do
movimento operário, das propostas socialistas revolucionárias e da
transformação da sociedade.
4. Identificar/aplicar
os conceitos: explosão demográfica; sociedade de classes; proletariado;
movimento operário; socialismo; marxismo; sindicalismo; sufrágio universal;
demoliberalismo.
Portugal, uma sociedade
capitalista periférica
1. Integrar
o processo de industrialização portuguesa no contexto europeu, identificando os
seus limites e desfasamentos cronológicos.
2. Analisar
a importância da Regeneração (1850-1880) para o desenvolvimento de
infraestruturas e para a dinamização da atividade produtiva, identificando as
causas que limitaram o crescimento económico.
3. Analisar
a dicotomia depressão/expansão entre 1880 e 1914: a crise financeira de 1880-90
e o surto industrial de final do século XIX.
4. Identificar
os fatores que contribuíram para o esgotamento da monarquia constitucional e
para o fortalecimento do projeto republicano.
5. Identificar/aplicar
os conceitos: imperialismo; colonialismo; nacionalismo; Regeneração.
Os caminhos da cultura
1. Caracterizar
o movimento de renovação no pensamento e nas artes de finais do século XIX.
2. Explicar
o dinamismo cultural português do último terço do século XIX.
3. Identificar/aplicar
os conceitos: positivismo; impressionismo; realismo; Arte Nova.
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