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11.º Ano

Esta página destina-se à divulgação de recursos de História do 11.º ano.


APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE HISTÓRIA - 11.º ANO

A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS
A Europa dos Estados absolutos e a Europa dos parlamentos
1.       Compreender os fundamentos da organização política e social do Antigo Regime e as expressões que a mesma assumiu.
2.       Demonstrar a existência de diversos estratos sociais, de comportamentos e de valores. 
3.       Analisar as razões do sucesso do absolutismo joanino, relacionando-as com a criação e desenvolvimento de um aparelho burocrático a partir do século XVII. 
4.       Compreender a recusa do absolutismo na sociedade inglesa à luz da fundamentação do parlamentarismo na obra de Locke.
5.       Identificar/aplicar os conceitos: Antigo Regime; monarquia absoluta; ordem/estado; estratificação social; parlamento.

Triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII
1.       Relacionar o equilíbrio político internacional com o domínio de espaços coloniais reconhecendo, nas práticas mercantilistas, modos de afirmação das economias nacionais.
2.       Enquadrar o arranque industrial ocorrido em Inglaterra na transformação das estruturas económicas.
3.       Interpretar as políticas económicas portuguesas no contexto do espaço euro-atlântico.
4.       Enquadrar a política económica e social pombalina na prosperidade comercial de finais do século XVIII.
5.       Identificar/aplicar os conceitos: capitalismo comercial; protecionismo; mercantilismo; balança comercial.exclusivo colonial; companhia monopolista; comércio triangular; tráfico negreiro; manufatura; bolsa de valores; mercado nacional; revolução industrial.

Construção da modernidade europeia
1.       Valorizar o contributo dos progressos do conhecimento e da afirmação da filosofia das Luzes para a construção da modernidade europeia.
2.       Identificar/aplicar o conceito: iluminismo; soberania popular; divisão de poderes.


O LIBERALISMO – IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX
A implantação do liberalismo em Portugal
1.       Reconhecer na revolução americana e na revolução francesa o paradigma das revoluções liberais e burguesas. 
2.       Analisar o processo revolucionário português no contexto das invasões napoleónicas, da saída da corte para o Brasil e da desarticulação do sistema económico-financeiro luso-brasileiro.
3.       Problematizar a revolução de 1820 e as dificuldades de implantação da ordem liberal (1820-1834). 
4.       Interpretar os princípios fundamentais estabelecidos na Constituição de 1822 e na Carta Constitucional de 1826.
5.       Reconhecer a importância da legislação de Mouzinho da Silveira e dos projetos setembrista e cabralista no novo ordenamento político e socioeconómico (1834-1851).
6.       Problematizar a evolução do conceito de cidadania a partir da implantação dos regimes liberais.
7.       Identificar/aplicar os conceitos: carta constitucional; vintismo; cartismo; setembrismo; cabralismo.

O legado do liberalismo na primeira metade do século XIX
1.       Compreender que os princípios da igualdade de direitos e de soberania nacional se contrapõem à legitimidade dinástica.
3.       Problematizar a abolição da escravatura, na Europa e em Portugal.
4.       Avaliar o contributo das revoluções liberais para os regimes democráticos contemporâneos.
5.       Identificar/aplicar os conceitos: revolução liberal; constituição; sistema representativo; soberania nacional; estado laico; sufrágio censitário, liberalismo económico; época contemporânea.

A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL – ECONOMIA E SOCIEDADE; NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS
As transformações económicas na Europa e no Mundo
1.       Interpretar os desfasamentos cronológicos da industrialização, quer em espaços nacionais quer internacionalmente, à luz das relações de domínio ou de dependência.
2.       Caracterizar as crises do capitalismo liberal. 
3.       Compreender que a divisão internacional do trabalho na nova ordem económica foi uma consequência do capitalismo liberal.
4.       Identificar/aplicar os conceitos: capitalismo industrial; livre-cambismo; crise cíclica.

A sociedade industrial e urbana
1.       Relacionar as mudanças provocadas pela expansão da indústria, comércio e banca com a posição dominante da burguesia e com a formação das classes médias. 
2.       Comparar valores e comportamentos das classes burguesas com valores e comportamentos da nobreza do Antigo Regime.
3.       Interpretar os problemas sociais surgidos com o capitalismo industrial no contexto do movimento operário, das propostas socialistas revolucionárias e da transformação da sociedade.
4.       Identificar/aplicar os conceitos: explosão demográfica; sociedade de classes; proletariado; movimento operário; socialismo; marxismo; sindicalismo; sufrágio universal; demoliberalismo.

Portugal, uma sociedade capitalista periférica
1.       Integrar o processo de industrialização portuguesa no contexto europeu, identificando os seus limites e desfasamentos cronológicos.
2.       Analisar a importância da Regeneração (1850-1880) para o desenvolvimento de infraestruturas e para a dinamização da atividade produtiva, identificando as causas que limitaram o crescimento económico.
3.       Analisar a dicotomia depressão/expansão entre 1880 e 1914: a crise financeira de 1880-90 e o surto industrial de final do século XIX.
4.       Identificar os fatores que contribuíram para o esgotamento da monarquia constitucional e para o fortalecimento do projeto republicano. 
5.       Identificar/aplicar os conceitos: imperialismo; colonialismo; nacionalismo; Regeneração.

Os caminhos da cultura
1.       Caracterizar o movimento de renovação no pensamento e nas artes de finais do século XIX. 
2.       Explicar o dinamismo cultural português do último terço do século XIX.
3.       Identificar/aplicar os conceitos: positivismo; impressionismo; realismo; Arte Nova.

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