história.&.companhia - Blogue de divulgação de História, informação, livros, património, cidadania. Em suma, sobre História e companhia.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Aprender com ... o romance histórico

Hoje vou falar-vos de mais um romance histórico, desta vez de “Afonso, o Conquistador”, de Maria Helena Ventura, sob a chancela da saída de Emergência, na colecção “A História de Portugal em romances”.
É um romance excepcional, que narra não só os feitos militares e diplomáticos do rei fundador, como também nos mostra a sua faceta familiar, assim como os jogos de bastidores da política, a política de casamentos, a influência da Igreja, as principais casas nobres da época, a ajuda dos cruzados em alguns momentos da Reconquista, as alianças, os tratados, traições ...
Resultado de uma pesquisa histórica criteriosa e profunda, Maria Helena Ventura apresenta-nos um verdadeiro épico que tem como personagem principal "o Homem que sonhou Portugal e que tornou esse sonho possível". Uma excelente leitura para motivar para esta fase da História de Portugal e da Reconquista.
Cinco estrelas. Recomendo vivamente.



Sobre a autora
Maria Helena Ventura nasceu em Coimbra onde estudou Germânicas. Rumou para Lisboa onde começou a trabalhar em Relações Públicas e Jornalismo. Fez uma especialização em Sociologia dos Media, conclui o Curso Superior de Jornalismo e um mestrado em Sociologia da Cultura. Publicou inúmeros trabalhos na área da Educação, passou ainda pela docência, investigação, enquanto se dedicava ao género literário da sua preferência, a poesia, com sete livros publicados. Dedica-se também à narrativa, tendo actualmente seis romances publicados.

Sem comentários:

Enviar um comentário