história.&.companhia - Blogue de divulgação de História, informação, livros, património, cidadania. Em suma, sobre História e companhia.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Outras maneiras de aprender História - o romance histórico

A História também se pode aprender com a ficção. O romance histórico é um bom exemplo, desde que se saiba distinguir o que é ficção do que é dado histórico. A partir de agora, procurarei dar algumas sugestões de leitura ou filme de carácter histórico neste espaço.
A Saída e Emergência lançou recentemente uma nova colecção de romances históricos "A História de Portugal em Romance". O nº 2 da coleção, da autoria de Paulo Larcher, é a minha escolha desta semana. Chama-se "O tintureiro francês" - sobre a política manufactureira do marquês de Pombal, particularmente da Real Fábrica de Panos, e da vinda para o reino de um polémico artista tintureiro chamado Stéphane Larcher, que teria como principal objetivo pôr a fábrica a produzir com a qualidade dos panos importados, mas também transmitir o segredo das tintas fixas. Muito empolgante! Recomendo vivamente a sua leitura.


Sem comentários:

Enviar um comentário